domingo, 13 de setembro de 2009

O BURRO E O POÇO:














Era uma vez um burro velho que conversava com o seu neto. O burrinho jovem perguntou: avô, como é que eu faço para quando crescer ser um burro tão bem sucedido igual a você?" O avô respondeu: "eu vou lhe contar uma história, que vai lhe ensinar por que eu sou tão bem sucedido". "Um dia, quando ainda era jovem, eu passeava por um campo e, distraído, caí num poço fundo e abandonado que existia na propriedade. Lá fiquei eu, assustado, morrendo de medo, até que apareceu o dono da fazenda. Olhou para mim e até riu de mim, virou as costas e foi-se embora. No dia seguinte, voltou com várias outras pessoas, que tentaram me tirar lá do fundo. Cada tentativa me deixava mais apavorado, pois eu sentia que não iam conseguir. Parece que o fazendeiro se encheu daquilo e disse: "Bem pessoal, chega. Esse poço já não serve mais, o burro está velho, vamos tapar o buraco e enterrar o burro aí dentro. Para meu pavor e sofrimento, começaram a jogar terra e entulho em cima de mim. Aquilo me incomodava muito, e a cada vez que o entulho caía, eu sacudia o meu lombo e pisava. Era cansativo, mas era a única coisa que eu podia fazer naquele momento. Sacudir e pisar. Depois de algumas horas recebendo entulho no lombo, sacudindo e pisando, para meu espanto, eu me dei conta que estava quase na superfície, saindo do buraco. Ao final, o poço estava fechado e eu estava fora, na superfície. Isso me serviu de lição e a partir daí, sempre que "recebo qualquer entulho no lombo", tudo o que eu faço é sacudir e pisar." "Portanto, para você, meu netinho, o que tenho a dizer é que se quiser ser bem sucedido na vida, primeiro vai ter de aprender a sacudir e pisar". Nossa atitudes determinam o mundo em que vivemos. São os fundamentos para o sucesso ou fracasso. Atitudes abrem caminho para a maneira com que sentimos, encaramos e reagimos ao mundo. Atitudes determinam o que sentimos em relação às pessoas e situações na vida. Nossas acções são resultado de nossas atitudes, que por sua vez resultam dos nossos pensamentos e nossa forma de reagir ao que nos acontece. E isso cria as reacções das outras pessoas. As atitudes negativas vêm de pensamentos negativos que temos cada dia, ao longo da vida, e que nem sentimos mas já passaram a fazer parte da nossa mente subconsciente. Pensamentos como esses é que criam nossas expectativas e acabam atraindo o fracasso e desastres, como um imã. Nossas crenças negativas são reforçadas. Aquilo que esperamos, até agimos inconscientemente para que nos aconteça. É disso que resulta a expressão "aquilo que você pensa, é aquilo que você obtém". A partir de agora, sempre que "cair no fundo de algum poço", ou sempre que a vida lhe jogar "entulho" sobre os ombros, lembre-se da experiência do burro avô.
O Ser Humano é o Único que pode conscientemente escolher o direccionamento das suas acções, tornando claras as intenções de sua Essência Interior e, através de suas atitudes, demonstrar o valor de suas palavras, o poder de seus pensamentos e o calor de seus sentimentos em tudo o que realiza.
Quando realizamos toda e qualquer acção, seja simplesmente pensando, sentindo ou actuando concretamente , conscientes da correcta atitude para cada momento, criamos uma abertura para as dimensões mais profundas no nosso Ser, onde temos acesso ao amor e à sabedoria sem limites.
Ouanto mais aprendemos a amar e a aprovar o nosso Ser a partir de uma consciência de auto-aceitação, mais prazerosas serão as nossas atitudes na vida.
O prazer participa da nossa vida quando nos libertamos da necessidade de agradar os outros apenas para ter a sua aprovação, ou quando a instabilidade dos humores em nós e nos outros não afecta a nossa auto-estima.
O prazer torna-se consciente em cada acto, em cada gesto, quando reconhecemos que o amor e o respeito que podemos sentir por nós mesmos e pelos outros está sempre disponível.

Sem comentários:

Enviar um comentário