quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Auto-estima…





Temos tendência para procurar as causas das nossas tensões, das nossas dificuldades, das nossas discussões, das nossas faltas, das nossas tristezas, fora de nós. Justificamo-nos com o que fazem os outros, culpando tudo e todos pelo que acabou de nos acontecer.
Ensinaram-nos a olhar para fora de nós para procurar as razões do que nos aconteceu.
Olhamos para fora por medo de olhar para dentro. Temos medo de poder vir a verificar quão duros e desumanos somos lá dentro.
Ao pôr a nossa atenção fora de nós, acabamos por ficar dependentes das circunstâncias exteriores, do bom ou mau tempo, da simpatia ou da antipatia dos outros, do modo de reagir das pessoas. A culpa acaba por ser sempre dos outros ou das coisas, das circunstâncias. Quando se entra em stress devido à relação com alguém, faz-se porque nesse preciso momento se fica desiludido com o comportamento do outro e aquilo de que mais gostaria seria que esse outro pensasse ou actuasse como nós o teríamos feito no lugar dele.
Há pessoas que passam a vida desiludidas com os outros, e fazem-no por falta de Amor por si próprias. Amar-se é antes de tudo olhar para dentro. É viajar ao seu interior.
Amar-se é gostar de si.E este é um dos papéis principais de cada um de nós. Quem tender para isso terá uma atitude e uma maneira de evoluir na vida mais verdadeiras, de acordo com o sentido interior, o sentido profundo do seu ser. Atrairá então pessoas que sintam essa verdade.
É importante redescobrirmos o Amor por nós, porque Amar-nos significa aceitar quer as nossas fraquezas, quer a melhor parte de nós.
Quando se fala de auto-estima, há quem confunda esse termo com egoísmo. Mas não, não é disso que se trata. Auto-estima é nada mais nada menos que ACEITARMO-NOS tal qual como somos. Auto-estima não se coaduna com perfeição, com imitações, com o querer ser melhor que o outro ou os outros. Auto-estima tem somente uma ligação – COM O NOSSO EU e não com o dos outros. Porque quando sentimos necessidade de provar aos outros seja o que fôr, agimos sem qualquer auto-estima por nós. Fazêmo-lo sem Amor por nós. Porque ter auto-estima significa apenas que nos aceitamos e não necessitamos nunca de comparações.
Ter auto-estima significa ser LIVRE. Livre das amarras da falta de auto-estima dos outros…

Sem comentários:

Enviar um comentário