sábado, 6 de junho de 2009

O MUNDO COMO ESPELHO





O mundo ao seu redor é um reflexo, um espelho que mostra quem você é.
O que você acha de bom nos outros,está também em você.
Os defeitos que você encontra nos outros são seus defeitos também.
Afinal para você reconhecer algo, você tem que conhecê-lo.
As potencialidades que você vir nos outros,são possíveis também para você.
A beleza que você vê ao seu redor, é a sua beleza.
Veja o melhor nos outros e você será uma pessoa melhor.
Doe aos outros e você estará doando a si mesmo.
Ame e você será amado.
Ensine e você aprenderá.
Mostre ao espelho sua melhor face e você ficará feliz com o que ele vai lhe mostrar...

(Shakespeare)




As pessoas com que nos relacionamos são como espelhos, reflectindo o que não conseguimos ou não queremos ver, aquilo que está bem escondido lá fundo.Nossas relações possibilitam que se coloque às claras muitas crenças e sentimentos que temos por nós mesmos e não nos damos conta. Há algumas pessoas que nos incomodam e neste caso é melhor olhar com atenção e tentar definir o que está mexendo connosco. Descobrir quais atitudes e comportamentos alheios que nos estão incomodando. Perceber que por vezes agimos da mesma forma, e, é justamente por isso que tais acções nos incomodam tanto. Não é fácil observar, muito menos admitir aspectos negativos na nossa maneira de ser. Dessa forma, isso aparece reflectido no comportamento dos outros. Seria como se ele jogasse na nossa cara particularidades e atitudes nossas que negamos e tentamos esconder. O melhor mesmo é reconhecer que tais atitudes também nos são peculiares e, se alguém tem que mudar, que sejamos nós.É muito fácil culpar os outros e não olhar para nós. Por vezes o papel do espelho funciona como o puxar e trazer à tona crenças que construímos a partir de experiências antigas,que por serem desagradáveis estavam muito bem guardadas e escondidas.
Por mais que não se tenha consciência, aquilo que se pensa que o outro teve culpa em fazê-la sentir é na verdade o que nós sentimos e achamos a nosso respeito há muito tempo e nem disso sabíamos.
Claro que não é fácil reconhecer nada disso, mas já que tudo isso veio às claras é melhor aceitar e entender que é uma excelente oportunidade para resolver e transformar tudo isso. É uma forma de tomar consciência das nossas crenças, que estavam nos limitando e fazer algo para mudar. A responsabilidade é sempre nossa.
O nosso espelho,ou seja quem está diante de nós, reflectindo a nossa verdade interior,está nos dando, assim, a oportunidade de olhar profundamente para nossa alma, afim de descobrir quem sou de verdade e o que preciso fazer para ser e estar mais satisfeito e feliz comigo mesmo e com o outro.
O mundo exterior é,assim, como um espelho gigante que reflecte com clareza e precisão a nossa consciência. A partir do momento em que aprendemos a olhar para esse espelho, apercebendo e interpretando o que ele reflecte, dispomos de um utensílio fabuloso de auto-conhecimento.
Estou a aprender a considerar a minha vida como um filme de aventuras. Todas as personagens desse filme representam partes de mim, projectadas num grande écran para que eu as possa ver claramente. Se o filme retracta problemas sei que devo proceder a um exame interior para encontrar em que ponto tenho algo a aprender.Se estiver atenta aos sinais aprendo com eles , mas se não o fizer, os problemas irão intensificar-se até perceber a mensagem. .....................
EX:S de algumas formas segundo as quais o espelho da vida nos reflecte:
-Se se julga ou critica, os outros julgá-lo-ão e criticá-lo-ão;
-Se se magoa ou outros far-lhe-ão o mesmo;
-Se mente a si próprio os outros mentir-lhe-ão;
-Se é irresponsável consigo mesmo os outros mostra-se-ão irresponsáveis face a si;
-Se se acusar os outros acusá-lo-ão;
-Se não ouvir os seus sentimentos os outros também não os escutarão;
-Se tiver respeito por si os outros respeitá-lo-ão;
-Se for carinhoso consigo os outros também o tratarão com carinho;
-Se se apreciar os outros apreciá-lo-ão;

-............................................................
REFLEXÃO PELA NOITE DENTRO...Os pensamentos que escolhemos pensar são as ferramentas que utilizamos para pintar a tela da nossa vida...

Sem comentários:

Enviar um comentário