sexta-feira, 19 de junho de 2009

UM MODO DE VIDA-SER PROACTIVO




A palavra proactividade implica muito mais do que tomar a iniciativa. Implica que nós somos responsáveis pelas nossas vidas. Nosso comportamento resulta de decisões tomadas e não de condições externas. Possuímos iniciativa e responsabilidade para fazer com que as coisas aconteçam.
As pessoas reactivas culpam os outros, as coisas e as circunstâncias pelas suas próprias vidas, sentem-se vítimas. As proactivas não dão poder aos outros nem às circunstâncias pela sua própria vida.
O 1º passo para ter uma vida melhor é termos consciência de que somos livres para escolher a forma como reagimos às circunstâncias,pois entre o estímulo e a resposta há um espaço em que podemos escolher.
Stephen Covey

EU ESCOLHO VIVER NA LUZ...


Postura Condutora significa antes de mais nada assumir a vida em nossas próprias mãos, recuperarmos nossa capacidade de tomar decisões próprias em nossa vida pessoal, significa que passamos a viver mais a partir das nossas opções pessoais. Isto leva a maior pró-actividade e também a sermos mais críticos frente ao que as outras pessoas querem cobrar ou exigir de nós. Passamos a ser mais delimitadores de espaço. Com delimitação de espaço quero dizer que é importante respeitar espaços e limites, não sermos invasivos e nem deixar que outros nos invadam ou nos manipulem. Delimitação de campo é uma grande arte, depende muito de nossa intuição e percepção subtil dos limites que se criam de minuto a minuto em nossa vida e relacionamentos. A partir disto podemos ter atitudes mais concretas e coerentes. Segundo Odival Serrano, a delimitação é a essência da comunhão nos relacionamentos. Quanto maior a comunhão num relacionamento, maior é a delimitação, menor é a invasão, manipulação ou chantagem! Percebemos também que podemos “ ensinar” ou mostrar aos outros como queremos ser tratados a partir de nossa própria postura delimitadora. Sempre que uma pessoa é manipulada ou invadida é porque esta deixou se invadir ou abriu espaços para isto. Delimitar significa antes de tudo perceber e mostrar os limites do momento e da situação.
Em todas as nossas atitudes e posturas delimitadoras, embora algumas vezes possam ser aparentemente duras, não devem excluir o respeito à Vida e o amor incondicional aos outros. Delimitação é feito de forma carinhosa em nosso coração, normalmente utiliza-se a negociação e explicitação, embora em um ou outro momento a forma externa possa ser de aparente dureza.

Sem comentários:

Enviar um comentário