quarta-feira, 30 de junho de 2010

Lema de vida...








- O senhor é feliz? -
- Sou - respondeu e acrescentou. Decididamente... sou. - Havia na sua voz uma sinceridade tranquila que não deixava dúvidas, uma sinceridade que se refletia na sua expressão e nos seus olhos.
- Mas será que a felicidade é um objectivo razoável para a maioria de nós? - perguntei.
- É. Para mim, a felicidade pode ser alcançada através do treinamento da mente.
Quando falamos dessa disciplina interior, é claro que ela pode envolver muitos aspectos, muitos métodos. Mas em geral começa-se identificando aqueles factores que levam à felicidade e aqueles que levam ao sofrimento. Depois desse estágio, passa-se gradativamente a eliminar os que levam ao sofrimento e a cultivar os que conduzem à felicidade. É esse o caminho…
Desde que falte a disciplina interior que traz a serenidade mental, não importa quais sejam as condições ou meios externos que normalmente se considerariam necessários para a felicidade, eles nunca nos darão sensação de alegria e felicidade que buscamos. Por outro lado, quando dispomos dessa qualidade interior, uma serenidade mental, uma certa estabilidade interna, mesmo que faltem vários recursos externos que normalmente se considerariam necessários para a felicidade, é possível levar uma vida feliz e prazerosa….
O primeiropasso na busca da felicidade é aprender como as emoções e comporttamentos negativos são prejudiciais e como as emoções positivas são benéficas. E precisamos nos conscientizar de como essas emoções negativas são prejudiciais. Esse tipo de conscientização aumenta nossa determinação para encará-las e superá-las. Em seguida, vem a percepção dos aspectos benéficos das emoções e comportamentos positivos. Uma vez que nos damos conta disso, tornamo-nos determinados a valorizar, desenvolver
e aumentar essas emoções positivas por mais difícil que seja. Há uma espécie de disposição espontânea que vem de dentro. Portanto, através desse processo de aprendizado, de análise de quais pensamentos e emoções são benéficos e quais são nocivos, aos poucos desenvolvemos uma firme determinação de mudar, com a sensação de que Agora o segredo da minha própria felicidade, está nas minhas mãos. Não posso perder essa oportunidade...


Dalai-Lama



CARPE DIEM

Sem comentários:

Enviar um comentário