quarta-feira, 9 de junho de 2010

O JARDIM…





A maioria das pessoas permite que o barco do pensamento "seja levado pela corrente"…
A mente de um homem pode ser comparada a um jardim, que pode ser inteligentemente cultivado ou deixado crescer abandonado...Assim como um jardineiro cultiva seu canteiro, mantendo-o livre de ervas daninhas, e plantando as flores,igualmente pode um homem cultivar o jardim de sua mente,arrancando e jogando fora todos os pensamentos errados,e cultivando com perfeição as flores de pensamentos puros.
Através deste processo, mais cedo ou mais tarde, um homem descobre que ele é o jardineiro-mestre de sua alma, o dirigente de sua vida. Ele também entende com crescente exactidão, como as forças do pensamento e elementos da mente operam na
moldagem do seu carácter e circunstâncias.
Cada pessoa que tenha por algum período de tempo praticado autocontrole terá notado que a alteração em suas circunstâncias foi em exacta proporção com a sua condição mental alterada.
O homem é algemado somente por si próprio. Pensamento e acção são os carcereiros do Destino - eles aprisionam, sendo mesquinhos e libertam se forem puros…O homem é a causa (embora quase sempre inconscientemente) de suas circunstâncias. Pois esperando sempre por um bom final, ele está continuamente frustrando sua realização por encorajar pensamentos e desejos que não podem jamais harmonizar-se com aquele fim.
Sofrimento é sempre o efeito do pensamento errado em alguma direcção. É uma indicação de que o indivíduo está em desarmonia consigo mesmo, com a lei do seu ser.Um homem somente começa a ser um homem quando ele pára de se lamentar.E à medida que ele adapta a sua mente a esse elemento regulador, ele cessa de acusar os outros como a causa de sua condição, e constrói para si próprio pensamentos fortes . Ele pára de chutar contra as circunstâncias, mas começa a usá-las como auxílio para o seu mais rápido progresso, e como um meio de descobrir os poderes ocultos e possibilidades dentro de si mesmo.
O homem entenderá,assim que ao alterar seus pensamentos em relação às coisas e outras pessoas, as coisas e outras pessoas alterarão da mesma forma em relação a ele.
A prova dessa verdade está em cada pessoa, e portanto ela permite fácil investigação através de instrospecção sistemática e auto-análise.Altere seus pensamentos,e ficará espantado com a sua rápida transformação.
A persistência em uma determinada linha de pensamento, seja ela boa ou má, não pode falhar em produzir seus resultados no carácter e circunstâncias. Um homem não pode directamente escolher suas circunstâncias, mas pode escolher seus pensamentos, e assim indirectamente, ainda que seguramente, moldar suas circunstâncias.

James Allen


CARPE DIEM

Sem comentários:

Enviar um comentário