segunda-feira, 7 de junho de 2010

VISUALIZAÇÃO CRIATIVA…




São imagens mentais,são literalmente fotografias que a mente cria para expressar, registrar, arquivar e repetir a qualidade das nossas emoções. A imagem é a linguagem natural da mente.A visualização criativa é uma ferramenta para iluminar a vida,podendo assim escolher viver na luz e na plenitude do ser.
Primeiro é preciso saber quais são as imagens que estão impedindo de encontrar a missão na vida e praticar o caminho que leva à felicidade.A nossa mente grava mais as imagens de infelicidade, dor, depressão, fracasso e desesperança do que imagens positivas de triunfo, júbilo e esperança.Através exercícios com imagens mentais podemos entrar na nossa mente todos os dias e levar até ela uma nova imagem que poderá substituir aquela existente lá, criar a solução do conflito e receber luz.Chamamos a isso um processo de reversão, de fazer exactamente ao contrário daquilo que estamos habituados.Assim, podemos ajudar a mente a receber nossos impactos positivos de forma tão marcante e intensa como ela recebe nossos impactos negativos, substituindo uma crença negativa por uma positiva, mudando assim o rumo da nossa vida.Há um ditado oriental que diz que o ser humano grava sua felicidade na areia e sua infelicidade na pedra.
Com estes exercícios estabelecemos no nosso coração a calma, experimentamos o tempo de acção da consciência e podemos gerir nossas emoções como observadores e não como actores.
Passar a encarar as situações da vida de uma forma diferente,com distância,adquirindo a posição de OBSERVADOR pode ser uma boa saída para não entrarmos de cabeça nas cenas dos filmes da nossa vida.
Vamos continuar nossa batalha contra o nosso sistema de crenças insistindo na “desabituação” no nosso dia-a-dia,quebrando a rotina dos hábitos, deixar de praticar, deixar de repetir o mesmo padrão de comportamento.
A chave da desabituação é praticar todos os dias, dia e noite, a ”presença no momento presente”. E este “presente” quer mesmo dizer o presente que recebemos a cada minuto. O presente de estarmos vivos para renovar, criar, corrigir nossos erros e partir para uma outra acção, desta vez, saudável e curativa.Estar inteiro no momento em que estamos vivendo. Sem o passado para culpar ou comparar; sem o futuro para prever. Tanto o passado como o futuro são tempos que não existem. Ficar no tempo presente é uma forma de deixarmos de experimentar a culpa, a ansiedade.
Os exercícios com imagens mentais fazem voltar para dentro,olhar bem lá no fundo com honestidade… descobrir a crença que está bloqueando as experiências positivas, trabalhar esta causa e colocar no lugar dela uma imagem de triunfo. Repetindo a prática muitas vezes a mente consegue substituir a força da imagem menos boa por uma imagem que se escolheu como sendo boa.Esta é a musculação que precisamos fazer todos os dias com a mente. Para isso existem muitas práticas como a meditação, a ioga, a pureza dos nossos pensamentos, com afirmações positivas…tudo isto requer treino,paciência e muita determinação e querer acima de tudo viver na luz…
Adaptado-Izabel Telles


CARPE DIEM

Sem comentários:

Enviar um comentário