sexta-feira, 28 de agosto de 2009

CHAMAMENTO…








Ao ouvir seu coração, preste atenção ao recado,
Pode ser que você tenha deixado de lado,
Atitudes que valorizam a sua própria vida,
Empurrando o destino para outras mãos,
Abrindo caminho para o sofrer.
O coração responde de maneira discreta,
Diferente da razão que grita e ordena,
O coração permite nossas viagens,
A construção de sonhos e até de castelos na areia,
Porque sabe que muitos precisam
Dessa chama dos sonhos,
Mesmo que as ondas venham derrubar o castelo,
Ainda assim, resta a imagem do que é a felicidade.
Todos que experimentam,
Mesmo que por apenas um dia,
O amor e a conquista de um sonho,
Jamais esquecem,
é como doce que comemos na infância,
é suave lembrança, é meta que vira objectivo,
é caminho que forma o destino.
Por isso, ao ouvir seu coração, preste atenção,
Ele pode querer dizer:
Ame com paixão, viva com intensidade,
Respeite-se sempre,
Mas, nunca deixe de sonhar e acreditar,
Que hoje ainda, é sempre cedo para recomeçar,
E ser feliz
Paulo Roberto Gaefke

A pedra basilar da inteligência emocional é a autoconsciência, isto é, o reconhecimento de um sentimento enquanto ele decorre. O sentimento desempenha um papel crucial na nossa navegação pelas decisões que temos que tomar. Todos nós sentimos por vezes sinais intuitivos sob a forma de impulsos. Eles são uma espécie de sinais que nos alerta para o perigo potencial mas também nos alerta para oportunidades de ouro. Segundo Goleman, "a chave para tomar boas decisões pessoais é ouvir os sentimentos".
O objectivo é o equilíbrio e não a supressão dos sentimentos. Todos os sentimentos têm o seu valor e significado. Lidar com as emoções é a chave para o bem estar emocional. Há sentimentos que destabilizam emocioalmente as pessoas, como raiva, ansiedade ou melancolia e que podem ser combatidos por exemplo, minando as suposições irreais que alimentam a raiva, ser céptico relativo às dúvidas que causam a ansiedade ou praticar exercício físico, jogos, etc,ou engendrar um pequeno triunfo, que ajudam a eliminar a melancolia
É muito importante que as pessoas se sintam motivadas. Quanto mais motivadas e persistentes forem maior capacidade e potencialidade terão para atingir os seus objectivos. O controle emocional - adiar a recompensa e dominar a impulsividade - está subjacente a qualquer realização. Uma fonte de optimismo e persistência pode muito bem ser um comportamento inato, no entanto pode também ser adquirido pela experiência. Seja qual for a sua origem está-lhe subjaccente a ideia de auto-eficácia, a convicção que se domina os acontecimentos da própria vida e se é capaz de vencer os desafios. O desenvolvimento de uma aptidão, ao tornar a pessoa mais apta e mais disposta a correr riscos e a procurar desafios, reforça o sentimento de auto-eficácia.
A empatia, habilidade de reconhecer o que os outros sentem, desempenha um papel fundamental numa vasta gama de áreas da vida. Nasce da auto-consciência. Só sendo capazes de reconhecer as próprias emoções seremos capazes de reconhecer as dos outros.
Uma vez que 90% da comunicação é não verbal, devemos estar particularmente atentos a estas pois é extremamente reveladora dos sentimentos do seu emissor. As pessoas empáticas são mais sensíveis a esses sinais que indicam aquilo de que os outros necessitam e tornam-se mais aptas para profissões que envolvam contacto e negociações com outras pessoas, tais como a gestão, por exemplo.
A arte de nos relacionarmos com os outros é também a aptidão de gerir as emoções dos outros, que está na base da popularidade, da liderança e da eficácia interpessoal. Gerir as emoções dos outros requer a maturação de duas habilidades emocionais: auto-controlo e empatia.
Daniel Goleman

Sem comentários:

Enviar um comentário