domingo, 9 de agosto de 2009

VIAGEM DE REGRESSO A CASA...








ESSÊNCIA:

As crianças deixam a sua luz brilhar livremente sem máscaras. Mais tarde começamos a enfeitarmo-nos de «capas» com o objectivo de agradar aos outros, começamos assim a trairmo-nos, a ignorar a nossa verdadeira natureza e a transformarmo-nos e a nossa parte mais profunda começa a desligar-ser do verdadeiro eu.Uma parte começa a morrer.É uma espécie de crime de auto-traição.Todos nós quando despertamos começamos a retirar as «capas» para voltarmos à essência.É esta a viagem de regresso a casa…
A missão fundamental da vida é fazermos a viagem de regresso aos seres originais que éramos e recuperarmos as pessoas que verdadeiramente somos.

METAMORFOSE:
Tenho os olhos abertos.Estou desperto.Adoro cada instante desta grandiosa aventura. Estou em total transformação.Tudo começou quando parei de viver dentro da minha cabeça e comecei a abrir o meu coração.Jung disse « A tua visão tornar-se-á clara somente quando olhares para dentro do teu coração ».Quem olha para fora sonha. Quem olha para dentro desperta.Pois o coração abre o caminho para a sabedoria interior.

MILAGRES:
Quando vimos as coisas de uma perpectiva mais elevada, apercebemo-nos de pormenores que aparentemente estão isolados e, na verdade se encontram todos inter-ligados.Isto são milagres.Pois um milagre não passa de uma mudança de perspectiva onde se vê as coisas de uma maneira nova.Subindo ao topo de uma coluna vemos as coisas diferentes do que se estivessemos no solo.E se nos mantivermos abertos à ideia de ver coisas novas,acaba-se por ver os milagres à nossa volta.

NEGAÇÃO:
Trata-se de um mecanismo que o ser humano utiliza para evitar a dor da verdade.O que todos fazemos é criar uma história, negamos a nossa luz e mais trágico negamos as nossas trevas.Todas as pessoas à face do planeta têm uma parte de si mesmas que escondem do mundo . Na nossa incessante demanda para parecermos perfeitos escondemos essa parte dentro de uma caixa escura . Ao fazermos isto negamos uma parte de nós mesmos e, enquanto não aceitarmos as partes que não nos agradam não se desenrolará uma vida melhor.Poucos são os que o fazem, pois preferem envergar as máscaras da perfeição, a admitir que grande parte da sua vida não passa de uma fraude e, o mais engraçado é que quando admite tal é que se torna grandioso…a negação é isso mesmo : mentir a nós próprios para evitar a dor de assumir a verdade , mas a luz só brilha quando se assume as trevas…

A LACUNA DA INTEGRIDADE:
Quanto maior for a lacuna entre quem tu és por dentro e a maneira como te apresentas por fora maior será a infelicidade que sentesna tua vida.A dor que sentes no teu amâgo é o teu espírito a dizer-te para acordares , a mandar-te ser a pessoa que tu verdadeiramente és . O mais triste é que a maior parte das pessoas não presta atenção a esse vazio , a esse chamento interior que nos incita a despertar . Acreditar que a sua infelicidade é natural…Acredito que só quando a dor é muito grande é que se desperta…Quando isso acontece começamos a mergulhar dentro de nós e inicia-se o processo de auto-conhecimento. O auto-conhecimento é o ponto de partida, identifica os valores, define a condução da vida e pensa na felicidade. Determina os padrões de vida em consonância como quem somos verdadeiramente.O passo seguinte é o tomar medidas para revelar o eu verdadeiro ao mundo, e começar a viver a vida de acordo com a essência, fechando-se assim, a lacuna da integridade,sendo autêntico e a partir deste momento , começarão a dar-se grandes mudanças na vida, uma incrivel energia rebenta…e com ela a confiança , a segurança, a criatividade…e basta estar atento e seguir a bússola interna… é uma sensação de alegria, paz,vida, de magia…

PRINCIPAL VOCAÇÃO DA VIDA:
«Todos temos um gigante adormecido dentro de nós. Quando esse gigante desperta, acontecem milagres- Frederick Faust
Assim que descobrires a tua vocação, o teu objectivo principal,nesse instante entrarás numa dimensão completamente nova do ser.É então que a melhor parte de ti começa a sentir-se feliz e a tua vida assumirá a sua grandeza.Como disse Spinoza « sermos quem somos e tornarmo-nos naquilo que somos capazes de ser é o único objectivo da vida»

DÁDIVA:
A dor torna-nos mais profundos e apresenta-nos a quem realmente somos. A tristeza leva-nos ao limite. Abre-nos para a maravilha que é a vida e que de outro modo, nos teria passado despercebida. Uma vida sem obstáculos é uma vida vazia. A dor não é assim tão má, pois ela mostra-nos o prazer de estar vivo. Aliás, a dor eleva as nossas vidas a outro patamar.

TREVAS:
O objectivo da nossa vida é encararmos a escuridão que temos dentro de nós para podermos viver na luz.É preciso ter uma tremenda força interoir para entrar na escuridão que nos mantêm tacanhos. A auto-descoberta é a única maneira de recuperarmos a luz. Como disse Erich Fromn,« a principal tarefa da vida de um homen é dar à luz a si mesmo».Atinge-se a paz interior quando se começa a olhar o lado obscuro e se aceita como uma parte nossa e aí a luz começa a brilhar.

LIÇÕES:
Todas as experiências que se intersectam na vida não são mais que lições que se precisam de aprender para passar para o patamar seguinte e, sempre que recebemos uma lição nova avançamos para patamares mais altos, mas se não se aceitar a aprendizagem,culpando os outros, não aceitando a responsabilidade pelos seus actos ,as circustâncias continuarão a repetir-se,até que finalmente se percebe que se está a sofrer tanto que a única hipótese é compreender…por exemplo, se a lição que se precisa de aprender é ser menos controlador,vão aparecer muitas pessoas controladoras.
Todas as pessoas e todas as experiências vêm ao nosso encontropara nos ensinar a lição que mais precisamos de aprender nessa fase da nossa viagem. Podemos despertar para esse acto ou fechar os olhos e ao fazê-lo continuar a repetirmos os mesmos erros do passado, até que a dor se torne tão grande que não temos alternativa a não ser mudar.

ESPELHOS:
As pessoas que fazem parte da nossa vida são como espelhos, que reflectem as partes mais luminosas e as mais negras de nós próprios. A totalidade da vida não passa de uma projecção,de um enorme projector de cinema, pois nós projectamos nos nossos mundos exteriores quem somos nos nossos mundos interiores.Vemos aquilo que projectamos.


Robin Sharma

Sem comentários:

Enviar um comentário