quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A JORNADA DA CONSCIÊNCIA:










A vida espiritual é alcançada através de um processo de "morrer diariamente" (abandonando o sentido pessoal de existência, e percebendo-se como expressão consciente e visível de uma realidade invisível). Todos os dias da semana, como parte de nosso envolvimento na vida do Espírito, nós devemos vigiar se algum vestígio de humanidade nos deixa ou é deixado de fora. Cada problema deve ser visto como uma oportunidade para elevarmo-nos, qualquer que seja a situação, e se isso soa muito difícil, é melhor nem começar. Mas, se existe um impulso em nós, que nos compele a prosseguir, então devemos ser pacientes e persistir até que o consigamos. Essa conquista é possível a todo aquele que parte nessa aventura espiritual, e é possível sem preço.Mas, embora possamos mergulhar fundo nas profundezas até o limite de nossa capacidade e falharmos em atingir o objectivo, a busca ainda assim vale à pena, mesmo se tivermos que passar anos e anos acreditando que não estamos fazendo nenhum progresso. A verdade é que com cada esforço, com cada expedição, com cada busca, com cada meditação, nós estamos nos movendo lentamente e inexoravelmente em direcção ao objectivo de toda a vida - a união com o poder superior.
Problemas e circunstâncias afectam as vidas de diferentes pessoas de diferentes maneiras. Eles podem levantar ou quebrar uma pessoa, ou podem deixá-la no ponto e que a encontraram. Não há nada de trágico em se estar quebrado, ou ser um fracasso, não mesmo. Uma pessoa que fracassa, essa pessoa tentou, normalmente tentou bastante, e há uma satisfação nisso, e há uma esperança nisso, porque se a pessoa continua a tentar, ela nunca vai ser derrubada, e muito embora possa estar quebrada, ela se levantará novamente. A tragédia, se existe uma, ou a desgraça, está em querer continuar, dia após dia, a acordar pela manhã e ir para a cama à noite, e estar em nenhum lugar amanhã que ela já não tenha estado ontem.
Pensar nas oportunidades ilimitadas que existem,no adquirir conhecimento e, e então pensar na quantidade de pessoas que nem sequer se dão conta dessas oportunidades.Isso é triste, porque encontrar uma mensagem espiritual poderia e deveria ser o começo de uma vida de aventuras. É verdade que nem sempre acontece desta maneira. Ela poderia nos deixar no mesmo lugar onde nos encontrou. Isso não pode nos quebrar - isso ela não poderia nunca fazer - mas pode elevar-nos, e poderia abrir a vida à alegria e entusiasmo espirituais, e a buscar e encontrar. Isso deveria nos estimular a girar e girar e começar tudo de novo para ver quão longe podemos ir nesse Caminho.
Não existe um poder superior lá fora no espaço. O poder superior que existe está escondido dentro de nós, esperando que cada um de nós o descubra por si mesmo (essa “descoberta” não advém de um processo mental. O pensamento, o raciocínio e o uso da lógica são processos mentais. A “descoberta” advém de uma percepção que é imediata, resulta da meditação. A actividade própria da mente é pensar, enquanto da Consciência é meditar. Por isso essa descoberta se faz desactivando a percepção mental e activando a percepção consciencial; deixando de racionalizar e julgar, apenas percebendo e contemplando o cenário). Nós não temos que ir a nenhum lugar no tempo e no espaço (tempo e espaço são concepções mentais. Na dimensão consciencial tudo é aqui e sempre é agora). A jornada espiritual, a maior das aventuras, não acontece no tempo e no espaço. É uma jornada na consciência - e essa jornada ninguém pode fazer por nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário