sábado, 15 de agosto de 2009

PERCEPÇÃO:









É imensamente essencial sabermos diferenciar o que é percepção espiritual e o que é a percepção mental, porque tudo o que é percebido pela percepção espiritual não faz nenhum sentido para a percepção mental da realidade.
"Se de repente as coisas começarem a fazer sentido e, ainda assim permanecerem inexplicáveis...".Marcelo Ferrari.A pessoa que atinge a iluminação espiritual, começa a perceber a vida com outros olhos, e muitas coisas começam a fazer sentido para ela. Os sentidos espirituais são acordados e passam a perceber a realidade de uma maneira totalmente nova. As coisas - não só as velhas coisas, como também coisas nunca vistas antes - começarão a fazer sentido (para a percepção espiritual) e mesmo assim parecerão inexplicáveis (para a mente). Esse novo sentido é espiritual, ele não pode ser explicado pela mente humana, ele não pode sequer ser tocado por ela de modo algum; se a mente pudesse perceber o espírito, então a substância espiritual não seria espírito, seria mente. Estes são dois níveis distintos, são substâncias distintas: espírito e mente.
O que para o sentido espiritual é simples, lógico, ordinário e comum é totalmente complexo, ilógico, extraordinário e incomum para a mente humana. A mente humana não vê o menor sentido e é incapaz de compreender a percepção iluminada. Por isso, "se de repente as coisas começarem a fazer sentido inexplicável e inevitável..." Marcelo Ferrari ,será inevitável porque trata-se de seu próprio ser. Não se sabe como se faz para "ser", apenas é - contemple isto. Não se pode evitar ser aquilo que já é; a compreensão espiritual não traz nenhuma nova revelação, ela apenas o lembra aquilo de que já se sabe. É algo que sempre se soube.
"Se de repente as coisas começarem a fazer sentido como se sempre fizessem..." Marcelo Ferrari .O que faz sentido para percepção espiritual, sempre fez. Uma vez que se acorde, a pessoa dirá "mas disso eu sempre soube, eu sempre fui quem eu sou". Este é o problema: as pessoas que buscam iluminação espiritual procuram por algo que julgam ainda não conhecer, quando na verdade deveriam voltar sua atenção para aquilo que já sabem. E essa sabedoria ocorre da forma mais natural possível, se houver esforço a pessoa estará afastando-se (melhor seria dizer "fechando os olhos", pois o ser é algo do qual nunca se afasta) do ser. Mais uma vez, contemple: "o que se faz para 'ser'?" Não se faz nada... essa é natureza, a sabedoria. Poderíamos até mesmo responder "não sei". Mas como SABE que 'não sabe'? Apenas se sabe. O ser é essa sabedoria; é aquele que simplesmente sabe. Para a mente humana isso parece não fazer o menor sentido. Mas, para o espírito sempre fez.
"Como se o sentido estivesse sempre presente..." Marcelo Ferrari. Toda a verdade trata-se do Ser. O ser está sempre presente. Ele não poderia estar em algum outro lugar que não aqui. Se o ser estivesse em outro lugar, seja lá qual for, a pessoa não estaria aqui, o indivíduo estaria em qualquer outro lugar, mas não aqui - mesmo assim aquele outro lugar seria "aqui" para o ser, é impossível escapar do momento AQUI e AGORA. Através de pensamentos, a mente desvia sua atenção do momento presente para o futuro ou para o passado. Isso é o que coloca o homem em seu estado de sono: enquanto seu ser está AQUI no momento presente, sua atenção está passeando em lembranças passadas ou imaginando coisas futuras. Raramente a atenção está aqui e agora. Por isso, "por mais que o presente esteja presente, ele nunca está... porque nunca estamos" Nosso ser é um fluxo de energia, essa energia é chamada "atenção". O nosso ser é um fluxo de atenção; e quando cedemos nossa atenção aos pensamentos da mente, que lhe atiram ou para o passado ou para o futuro (no momento presente não há pensamentos, só há o ser), ficamos com o ser dividido. Quando a mente rouba nossa atenção, parte de nossa energia fica aqui e outra parte desloca-se para um mundo inexistente, e assim não estamos inteiramente presentes aqui e agora. Contemple o seu ser, não busque nada fora do ser que você já é... todo o segredo está nele.
"Se de repente o presente aparecer do nada" Marcelo Ferrari. Acordar é isto, iluminar-se nada mais é do que lembrar-se de quem você já é. E isto o ser sempre soube, estava apenas esquecido, porque a mente roubou a atenção do momento presente e atirou-a para um tempo inexistente - o indivíduo adormeceu. Quando acordar, portanto, o momento presente aparecerá "do nada", e a pessoa saberá que o momento presente é tudo o que existe…

Sem comentários:

Enviar um comentário