quinta-feira, 22 de julho de 2010

Co-criar...





Buda diz: «Anda, come, sente-se. O que faça, faz-o, mas faz-o plenamente acordado, atento, consciente de que está fazendo-o.»
Olhe a cara das pessoas, ou sua própria cara em um espelho, e o que vês??? Haverá alguém que esteja mais aborrecido que você. A vida inteira parece um prolongado aborrecimento, árida, monótona, sem sentido; de alguma forma, carrega com ela como um fardo…anda tudo a penar…cheio de grilhões…por que aconteceu isto? A vida não tem que ser um aborrecimento... A vida não tem que ser um sofrimento... A vida é um festival, uma celebração, um cenit de alegria... Por que aconteceu isto? E esta não devia ser a realidade básica da vida, não pode sê-la, esqueceu-se o homem completamente de como viver.Aprende-se muitas coisas, aprende-se a ganhar dinheiro, aprende-se matemática, aprende-se a História, aprende-se ciência, mas nunca se aprende o mais importante a viver de uma forma saudável e feliz. Isto está criando o aborrecimento. Toda a humanidade está aborrecida.A dimensão básica do homem
permanece sem cultivar, a dimensão de estar vivo. Considera que já a tem; dá-se por suposta. Isso é errôneo. Não sabe viver, porque simplesmente respirar não é
sinônimo de viver. Simplesmente comer e dormir e levar a cabo as tarefas corporais não é sinônimo de viver. Está existindo, isso é certo, mas não está vivo.
Enquanto o homem não decidir entrar na evolução consciente vai continuar a sofrer…e o mais grave é que não sabe porquê...atribui mil e uma razões para tal…enche-se de medicação…e assim vai continuar!!! Então se aborrecerá.Não avança. Vai acumulando coisas físicas.Suas riquezas vão acumulando-se, sua conta bancária está crescendo, não você. Você não está acrescentando absolutamente nada a si próprio. Pelo contrário, pode ser até que esteja se reduzindo, decrescendo,mas não está crescendo. A não ser que faça algo conscientemente, está perdido. É necessário um esforço consciente. De modo que tem que compreender algo muito básico: com a liberdade chega a responsabilidade. E só pode ser livre se for responsável.Em realidade, o ser humano tem que criar-se a si mesmo com seu próprio esforço.
Só pode estar vivo, feliz, festivo, alegre, quando está avançando, quando está crescendo, quando está acrescentando, quando está criando a alma…quando o divino está crescendo em seu ventre, quando der à luz. Tudo depende de si…


Adaptado-OSHO


CARPE DIEM

Sem comentários:

Enviar um comentário