quarta-feira, 7 de julho de 2010

Silêncio...






É da natureza humana o estar sempre a olhar para fora. Olhamos para todos, excepto para nós; por isso sabemos mais dos outros do que de nós mesmos.
De nós mesmos não sabemos nada. Não somos testemunhas do funcionamento de nossa própria mente, não vigiamos o nosso interior.
É preciso dar uma volta de cento e oitenta graus.Nisso consiste a meditação.Tem que fechar os olhos e começar a olhar…no princípio só verá escuridão. E muitas pessoas se assustam e se apressam a sair, porque fora há luz.Sim, fora há luz, mas essa luz não te vai iluminar, essa luz não te vai ajudar nada. Necessitas luz interior, uma luz que tem sua origem em seu próprio ser, uma luz que não se pode apagar. Nasce com ela, mas a está mantendo oculta na parte de atrás;nunca a olhas.E como só olhas por fora.Isto se converteu em um hábito tão crônico que nem sequer ficam pequenos intervalos,pequenas janelas que dêem ao interior de seu ser, por onde possa ter um vislumbre do que é.Ao princípio é um grande esforço, é árduo, é difícil... mas não é impossível. Se está decidido, se te comprometeste à exploração interior, cedo ou tarde ocorrerá. Só tens que continuar escavando, tens que continuar a lutar com a escuridão e logo passarás ao outro lado da escuridão e entrarás no reino da luz. E essa luz é autêntica luz, muito mais autêntica que a luz do sol,da lua, porque todas as luzes que estão fora são temporárias; só duram um certo tempo. Aprofunda cada vez mais em ti mesmo até que encontre o centro de seu ser. Estás vivendo na periferia, e na periferia sempre há turbulências. Quanto mais aprofundares, maior é o silêncio que prepondera e nestas experiências de silêncio, luz, alegria, sua vida começa a deslocar-se para uma dimensão diferente. Os enganos, os equívocos, começam a desaparecer.Assim não se preocupe pelos enganos, os equívocos e os defeitos. Preocupa-se de uma só coisa, de um só fenômeno. Concentra toda sua energia em um único objectivo: como te fazer mais consciente, como despertar mais. Se puser toda sua energia nisso, tem que ocorrer, é inevitável.Assim que te fizeres consciente de teu próprio ser,a tua vida começa a fluir…já não é necessário fazer nenhum esforço…


Adaptado-OSHO



CARPE DIEM

Sem comentários:

Enviar um comentário