sexta-feira, 19 de março de 2010

Ser pro-activo…



EU ESCOLHO SER LIVRE...

“A última liberdade humana” – entre o que nos acontece e a forma como respondemos fica o espaço da liberdade da nossa escolha.
Através de uma série de disciplinas como a mental, emocional e moral, principalmente através da utilização da memória e da imaginação – podemos exercitar a liberdade que ainda que pequena e embrionária poderá crescer até nos transcendermos, ou seja, termos a liberdade interna que nos confere o poder de exercer as NOSSAS opções.…Entre o estímulo e a resposta, o homem tem a capacidade de escolher…Para esta capacidade de escolha temos a consciência ou conhecimento do nosso sentido de certo e errado, das nossas atitudes e comportamentos e do grau de alinhamento das nossas acções e pensamentos…enquanto seres humanos tomamos a responsabilidade pelas nossas vidas… O nosso comportamento é função das nossas decisões, não das nossas condições. Nós podemos subordinar sentimentos aos valores, e temos a iniciativa e responsabilidade de fazer com que as coisas aconteçam.
Pessoas reactivas são afectadas pelo seu ambiente social, sendo defensivas e/ou protectoras, a construção das suas vidas baseia-se no comportamento dos outros, fortalecendo a potencial capacidade dos outros de os controlarem.
O problema da linguagem reactiva é que se transforma numa profecia,sentem vitimados e sem controlo sobre as suas vidas, culpam exteriores – pessoas, circunstâncias, etc… pelas suas vivências.


Adaptado- Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes- Stephen Covey

CARPE DIEM

Sem comentários:

Enviar um comentário